Meteorologista analisa eventos climáticos no RS
Eventos são consequências do aquecimento global
O meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, analisou os eventos climáticos recentes no Rio Grande do Sul, descrevendo-os como desmembramentos das consequências do aquecimento global. Ele destacou a crescente frequência e intensidade dos eventos extremos devido às mudanças climáticas.
Rodrigues comparou a situação atual com uma tragédia semelhante ocorrida seis meses atrás no RS, porém, agora, com intensidade muito maior. Ele enfatizou que esses eventos ocorrem paralelamente à onda de calor no Brasil central, contribuem para condições meteorológicas extremas.
Porém, após longos dias de chuva, a previsão indica uma mudança nas condições meteorológicas para os próximos dias. De segunda-feira (06.05) até quarta-feira (08.05), espera-se tempo firme em grande parte do estado, acompanhado de temperaturas mais elevadas que contribuirão para a redução dos níveis dos rios. A partir de quarta-feira (08.05), uma nova frente fria pode aumentar a vazão de alguns rios, mas sem a intensidade das chuvas da semana anterior.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Apesar disso, a população deve estar atenta, pois a previsão indica uma queda nas temperaturas a partir de quinta-feira (09.05), podendo alcançar mínimas de 5°C em algumas regiões. As previsões de médio prazo sugerem um novo pulso de instabilidades no próximo final de semana, mas sem indicativos de severidade.
A partir da próxima segunda-feira (13.05), espera-se um período de tempo firme e seco até pelo menos 21 de maio.