Depois do temporal que castigou Curitiba e a Região Metropolitana no último domingo (06-07), o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê uma acentuada queda de temperatura em todo o Estado. Na madrugada de amanhã, são esperadas geadas fracas no norte do Paraná, moderada no oeste, sudoeste e leste e de forte intensidade no centro-sul paranaense.
Segundo o meteorologista Itamar Moreira, as temperaturas devem chegar a zero grau neste final de semana em Curitiba e a menos dois graus em Palmas, no Sul do Estado. “A partir dessa sexta-feira, as pessoas podem esperar céu com poucas nuvens e muito frio”, alertou Itamar.
Neve
Sobre a chance de nevar no Estado, o meteorologista não descarta a possibilidade, mas também explica que não há como prever com muitos dias de antecedência.
“Temporais como aconteceram no domingo passado e neve só é possível prever em um curto espaço de tempo, com três ou até menos horas antes”.
No ano passado, a temperatura mais baixa registrada na capital foi 1ºC nos dias 2 e 3 de setembro e no Estado foi - 3,1ºC, em Palmas, no dia 13 de setembro. Esse ano, as mínimas registradas até o momento foram 2,8ºC em Curitiba, no dia 26 de maio, e - 1,6ºC em Palmas, no mesmo dia. Os municípios que costumam registrar as temperaturas mais baixas no Paraná são Palmas e Entre Rios, distrito de Guarapuava, por serem regiões muito altas.
Ventos
Além das baixas temperaturas, mais dois fatores contribuem para deixar os dias frios durante o inverno: o vento e dias curtos. “A sensação térmica causada por dias úmidos e com muito vento, reduzem bastante o frio sentido, mesmo com temperaturas não tão baixas. E os dias curtos, com menos horas de luz solar, tem menos tempo com temperaturas amenas”, explica o meteorologista Samuel Braun. As previsões do Simepar podem ser conferidas no site www. simepar.br.