CI

Mercado de soja aguarda preços menores com avanço da colheita

Cenário se deve à expectativa de uma safra nacional recorde



Foto: Pixabay

A colheita da soja está ganhando ritmo no Brasil, impulsionando a liquidez no mercado. No entanto, de acordo com informações do Cepea, muitos compradores têm evitado adquirir grandes volumes no momento, apostando em possíveis quedas nos preços nos próximos meses. Esse cenário se deve à expectativa de uma safra nacional recorde, que pode aumentar a oferta da oleaginosa.

Enquanto isso, na Argentina e no Paraguai, pesquisadores do Cepea destacam que o avanço da colheita tem revelado uma produção abaixo do esperado, contrariando estimativas anteriores. A falta de chuvas nesses países impactou o desenvolvimento das lavouras, reduzindo a produtividade.

Reflexo desse contexto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou para baixo a estimativa de produção global de soja para a safra 2024/25. O novo levantamento indica uma queda de 0,8% em relação ao relatório anterior, totalizando 420,76 milhões de toneladas. Esse ajuste reforça a preocupação com os impactos do déficit hídrico sobre as lavouras da Argentina e do Paraguai, fatores que podem influenciar o mercado internacional da commodity.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.