CI

Mercado de milho pode manter preços acima de R$ 80

USDA projeta safra de milho em 126 milhões de toneladas



Foto: Nadia Borges

O mercado de milho no Brasil segue com perspectivas mistas para a safra 2024/25, segundo análise do especialista Grão Direto. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta uma produção total de 126 milhões de toneladas, com 70% desse volume vindo da segunda safra. O consumo interno deve atingir 87,5 milhões de toneladas, enquanto as exportações são estimadas em 46 milhões de toneladas.

De acordo com análise do Grão Direto, apesar da expectativa de uma colheita cheia, o atraso no plantio pode representar riscos à produtividade. Por outro lado, essa incerteza pode gerar boas oportunidades para os produtores, caso a oferta global sofra impactos e os preços se valorizem.

Na Argentina, a situação climática segue preocupante, impactando negativamente a safra de milho. A falta de chuvas e o calor excessivo reduziram em 3% a área de lavouras classificadas como boas ou excelentes, de acordo com a Bolsa de Cereales. No mesmo período do ano passado, esse índice era de 31%.

Os próximos dias serão decisivos, principalmente para as lavouras tardias que estão em fase de floração. Caso o clima seco persista, novas revisões para baixo na produção argentina podem ser anunciadas, o que pode fortalecer os preços do milho no mercado internacional.

Os números do Relatório de Vendas de Exportação mostram que, até 6 de fevereiro, os Estados Unidos venderam aproximadamente 2 milhões de toneladas de milho, considerando os contratos para o ano comercial atual e o próximo. Esse volume já corresponde a 74,6% da previsão do USDA para a safra 2024/25, superando a média dos últimos cinco anos, que é de 66,7%.

Para atingir a meta de exportação, os EUA precisam manter vendas médias de 537 mil toneladas por semana, o que, diante da demanda aquecida, parece factível. Com esse cenário, as cotações do milho podem continuar valorizadas, mantendo-se acima de R$ 80 por saca na B3.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.