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Mercado de drones agrícolas deve atingir mais de R$ 23 bi

“Conforme o tempo passa, mais digital o mercado fica, independentemente da área"


Nós temos 5.269 drones dessa categoria em operação. Nós temos 5.269 drones dessa categoria em operação. - Foto: Arquivo Agrolink

De acordo com o estudo da Mordor Intelligence, o mercado global de Drones agrícolas deve alcançar US$ 4,36 bilhões (R$ 23,11 bilhões) até 2029, mais que o dobro do valor estimado para 2024, que é de US$ 2,08 bilhões (R$ 11,02 bilhões). Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, destaca que essa projeção reflete a crescente importância dos Drones no setor. Ele enfatiza que, com a digitalização crescente do mercado, tecnologias como os Drones se tornaram essenciais. Neves acredita que o mercado continuará a se expandir devido à demanda por recursos programáveis e acopláveis em Drones.

“Conforme o tempo passa, mais digital o mercado fica, independentemente da área. Com isso, podemos ver o quanto algumas tecnologias se tornaram fundamentais para exercermos nossas atividades e os drones são prova disso. Trata-se de um mercado que tende a expandir muito ainda devido ao grande número de atividades que demandam recursos que podem ser programados ou acoplados em drones”, diz.

O executivo destaca que os drones proporcionam redução de custos, agilidade, precisão e eficiência. Eles são versáteis, capazes de monitorar grandes áreas e realizar análises de dados com recursos como lasers scanner, acelerando processos. No Brasil, o mercado de drones agrícolas cresceu significativamente, com 5.269 unidades em operação, um aumento de 375% desde 2022. Neves enfatiza a necessidade de investir em capacitação, como cursos e treinamentos, para manter os profissionais atualizados com as novas tecnologias.

“Segundo dados do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Sisant), órgão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), temos 5.269 drones dessa categoria em operação. Um crescimento de 375% se comparado a 2022. Por conta desse cenário, fica evidente a necessidade de investimentos para a capacitação, seja por meio de cursos ou treinamentos, dos profissionais que utilizam essas ferramentas em suas atividades diárias. Dessa forma, eles poderão se manter atualizados quanto às novas tecnologias que chegarem em seus respectivos mercados”, finaliza.
 

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