Mercado de bioplásticos deve crescer muito
As projeções indicam que o mercado atingirá US$ 5 bilhões ao final do período de análise
Um novo estudo de mercado publicado pela Global Industry Analysts Inc.(GIA), empresa líder em pesquisa de mercado, acaba de lançar um novo relatório que apresenta novas perspectivas encorajadoras para o mercado global de bioplásticos e biopolímeros para os próximos anos. Embora não haja uma definição padrão para bioplásticos, é consenso chamar de bioplástico aqueles plásticos que foram produzidos com matérias-primas de origem biológica ou reciclados.
Os bioplásticos também podem ser classificados como compostáveis, biodegradáveis e não biodegradáveis. No caso dos biopolímeros, os polímeros de origem biológica são frequentemente chamados dessa forma, que substituem os materiais fósseis na produção de diferentes compostos químicos, muitas vezes para a fabricação de bioplásticos.
De acordo com o relatório, em meio à crise do COVID-19, o mercado global de bioplásticos e biopolímeros deve chegar a US $ 14,9 bilhões até 2024, registrando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 15,6%. A Europa representa o maior mercado regional de bioplásticos e biopolímeros, com uma participação estimada de 35,2% do total mundial.
As projeções indicam que o mercado atingirá US $ 5 bilhões ao final do período de análise. De acordo com o relatório, a China deve liderar o crescimento e emergir como o mercado regional de crescimento mais rápido, com um CAGR de 21,1% durante o período de análise.
De acordo com o estudo, a crescente preferência por produtos sustentáveis, tanto entre consumidores quanto entre marcas, é um dos principais impulsionadores do crescimento do mercado global de biopolímeros e bioplásticos. Soma-se a isso regulamentações governamentais muito mais rígidas.