Mercado de bioinsumos cresce 15% na safra 2023/2024
Futuro da agricultura pode ser mais sustentável
O mercado de bioinsumos no Brasil registrou um crescimento de 15% na safra 2023/2024 em comparação à anterior, segundo pesquisa divulgada pela CropLife Brasil. Nos últimos três anos, o segmento apresentou uma taxa média de expansão anual de 21%, um ritmo quatro vezes superior à média global, evidenciando o protagonismo do Brasil no avanço de soluções biológicas no agronegócio.
Essa expansão acelerada reflete a adesão crescente dos agricultores brasileiros ao uso combinado de tecnologias químicas e biológicas, com foco em produtividade e sustentabilidade. Esse cenário também consolida a assertividade de iniciativas como a criação da Syngenta Biologicals para promover práticas agrícolas mais rentáveis e ecológicas.
Entre as soluções destacadas está o bioativador da Syngenta Biologicals, MEGAFOL®, composto por extratos vegetais e algas. O produto mitiga estresses abióticos, acelera a recuperação das plantas e ativa o metabolismo vegetal, potencializando o desenvolvimento em grandes culturas como soja, milho, algodão e café. Especialmente eficaz em cenários adversos, como déficit hídrico, alagamentos, oscilações térmicas e estresse químico, o produto contribui para aumentar a produtividade de forma sustentável. Sua composição 100% natural favorece a absorção e a atividade nas plantas, respondendo aos desafios climáticos cada vez mais frequentes.
Segundo, Franquiéle Bonilha da Silva, Dra. em Ciência do Solo, com o avanço das mudanças climáticas, situações extremas de temperaturas, estresse hídrico (seja excesso ou falta d’água), salinidade, toxidez por metais pesados e uma série de condições indesejáveis causam impactos nas culturas agrícolas ao redor de todo o mundo. O uso de bioinsumos também é conhecido por auxiliar a planta condições ambientais estressantes. São diversos os mecanismos envolvidos nessa relação entre planta e organismo.