A rede de restaurantes McDonald’s Canada anunciou na sexta-feira que decidiu utilizar exclusivamente carne bovina canadense no preparo dos alimentos que serve a seus clientes. Essa decisão representa mais uma medida com o objetivo de socorrer os produtores de carne do país.
Os pecuaristas enfrentam grave crise, diante da suspensão das importações de carne canadense pela maioria dos países tradicionais compradores do produto, motivados pela ocorrência de um caso da doença da vaca louca no país. Mesmo antes de tomar tal providência, o McDonald’s Canada já era o principal comprador da carne bovina do país no segmento de restaurantes.
Antes do anúncio de sexta-feira, 70% a 80% da carne vermelha adquirida para abastecer os estabelecimentos do McDonald’s Canada já provinha do próprio país.
Apenas no ano passado, a rede de restaurantes comprou mais de 60 milhões de libras-peso (22,4 mil toneladas) de carne bovina, para o preparo de refeições em sua rede de mais de 1,3 mil restaurantes em todo o território canadense. Desde 2001, o percentual restante do suprimento de carne vermelha para a empresa vinha da Austrália e Nova Zelândia.