Mato Grosso atinge quase 100% da semeadura da soja e mira colheita de 2025
Imea prevê início tímido da colheita da soja em janeiro
De acordo com dados da análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura da soja para a safra 2024/25 atingiu 99,85% das áreas previstas no Mato Grasso, representando um avanço semanal de 0,86 pontos percentuais (p.p.). O índice atual supera em 1,46 p.p. o registrado no mesmo período do ano passado e está 0,92 p.p. acima da média dos últimos cinco anos.
As regiões Centro-Sul, Noroeste, Norte e Sudeste do estado já concluíram os trabalhos a campo, evidenciando o ritmo acelerado desta safra. Com o término da semeadura, o foco dos produtores se desloca para os tratos culturais e os preparativos para a colheita.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
De acordo com análise do Imea baseada nos ciclos médios da soja, a colheita no estado deverá iniciar em janeiro de 2025 com volumes modestos, comparáveis aos observados na safra 2020/21. No entanto, o instituto prevê que, em fevereiro de 2025, o ritmo de colheita aumente, ampliando a diferença em relação à safra anterior. Apesar do otimismo com o avanço da safra, os produtores seguem atentos a dois fatores críticos:
Concentração de áreas semeadas: a proximidade das datas de plantio em várias regiões pode impactar o cronograma de colheita.
Chuvas na época da colheita: o excesso de precipitação no período pode comprometer o rendimento espe rado e a qualidade dos grãos.