CI

Massa de ar seco mexe com a produtividade no MATOPIBA

Tempo seco e acelera a perda de água das lavouras



Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira as condições do tempo indicam a influência de uma grande massa de ar seco sobre o território nacional. A condição deve ser verdadeira desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul do Maranhão.

Em partes, a presença do sol deve favorecer o desenvolvimento das lavouras de trigo – após as chuvas ocorridas na semana – mas esta mesma condição de tempo seco, combinado com as temperaturas mais elevadas vem limitando o potencial produtivo de áreas no MATOPIBA. 

No interior baiano, as temperaturas devem superar os 34°C com índices de umidade próximo dos 20%, condição que acelera a perda de umidade do solo e das plantas. Este comportamento começa a avançar para áreas de Goiás e Tocantins, bem como ao norte de Minas Gerais.

O amanhecer terá temperaturas mais amenas, especialmente no Centro-Sul do Brasil. Nos pontos de maior altitude do sul de Minas, os termômetros devem amanhecer com registros próximos dos 5°C.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência


Região Norte
Nesta sexta-feira, a região Norte apresenta poucas variações climáticas em relação ao dia anterior, com a massa de ar seco ganhando mais espaço, especialmente sobre áreas do Pará. No Amapá e no Acre, embora a possibilidade de chuvas exista, estas devem ocorrer de maneira muito irregular. Em Tocantins, o tempo seco deve favorecer as operações de campo, porém, acende um alerta para a baixa umidade que pode afetar negativamente as lavouras de milho na região.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira, as chuvas persistem por todo o litoral da região Nordeste, com volumes que podem ultrapassar 10 mm ao longo do dia na região do SEALBA e ao norte do Maranhão. No entanto, no Piauí, as temperaturas devem superar os 35°C, mantendo o tempo bastante quente. Na Bahia, a situação continua preocupante para os agricultores, uma vez que o tempo seco e quente segue impactando diretamente as lavouras, o que demanda atenção.

Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, a previsão indica tempo seco em grande parte da região Centro-Oeste. Entretanto, a região de Aripuanã pode receber algumas instabilidades isoladas e pontuais ao longo do dia. No sul do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, o amanhecer deve trazer temperaturas mais baixas, indicando uma grande amplitude térmica. Na parte da tarde, o aquecimento é forte, e pode ser acompanhado de baixos índices de umidade.

Região Sudeste
Nesta sexta-feira, a região Sudeste apresentará um amanhecer mais frio, especialmente no sul de Minas Gerais, com uma queda notável nas temperaturas. Persistem algumas instabilidades na costa da região, que resultarão em chuvas fracas e pontuais, então, não espere grandes volumes de precipitação. Ao norte de Minas Gerais e Espírito Santo, no entanto, o calor será o protagonista do dia e os índices de umidade podem atingir aproximadamente 30%.

Região Sul
Nesta sexta-feira, a previsão para a região Sul do país é de tempo firme, com céu claro em todos os estados. Apesar das temperaturas mais elevadas predominando no período da manhã, é importante destacar que áreas que se estendem do norte do Rio Grande do Sul até o centro-sul do Paraná poderão registrar marcas abaixo dos 5°C. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.