Massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Brasil
Choque térmico à frente
O surgimento de um ciclone entre a quinta (02) e sexta-feira (03) trouxe chuvas expressivas e ventos persistentes na metade sul do Brasil. Além disso, o sistema formou um canal de umidade na parcela central do país aumentando as condições de chuvas sobre Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Ao longo das próximas horas, este mesmo ciclone deve impulsionar uma massa de ar frio pelo centro-sul do país, derrubando as temperaturas no final de semana.
Os ventos, do quadrante sul, já avançaram do centro-oeste e sudeste do país, onde as rajadas foram superiores aos 70km/, de acordo com as estações monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
72 km/h - JATAÍ (GO)
73,44 km/h - TRAMANDAÍ (RS)
74,16 km/h - Santa Vitória do Palmar - Barra do Chuí (RS)
78,12 km/h - VALPARAISO (SP)
79,2 km/h - COSTA RICA (MS)
79,92 km/h - PICO DO COUTO (RJ)
81 km/h - PAINEL SC FAZENDA VELHA (SC)
81 km/h - PRIMAVERA DO LESTE (MT)
81,36 km/h - MOSTARDAS (RS)
83,88 km/h - BAURU (SP)
83,88 km/h - ITAPEVA (SP)
84,24 km/h - Laguna - Farol de Santa Marta (SC)
85,32 km/h - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (RS)
86,76 km/h - SÃO MIGUEL ARCANJO (SP)
86,76 km/h - ASSIS CHATEAUBRIAND (PR)
89,64 km/h - LINS (SP)
96,12 km/h - BOM JARDIM DA SERRA - MORRO DA IGREJA (SC)
104,4 km/h - CAMINHOS DA NEVE (SC)
Consulta realizada às 15h no horário de Brasília.
O destaque para o final de semana é o avanço da massa de ar frio que está na retaguarda das chuvas. A tendência é de um amanhecer com temperaturas amenas já no sábado (04) em toda a região sul e na capital Campo Grande (MS), assim como no Sul de São Paulo onde os termômetros devem começar o dia com marcas abaixo dos 10°C.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Na noite de sábado e madrugada de domingo, o ar frio avança mais ao norte, chegando até áreas do sul de Minas e sudoeste de Mato Grosso, como na região de Pontes Lacerda e Cáceres.
Ao mesmo tempo que a massa de ar frio vai avançando para áreas do Brasil central, o tempo vai limpando a região Sul.
Essa combinação de tempo limpo e temperaturas mais baixas, aumenta as condições para formação de geadas. O que deve acontecer, principalmente entre as serras do norte Gaúcho até o sul do Paraná.
O refresco nas temperaturas deve acontecer até a região do Distrito Federal, condição que favorece uma melhor recuperação de umidade no solo das regiões de soja, uma vez que a taxa de evaporação diminui e as chuvas podem ser mais recorrentes nos próximos dias.
A análise é do metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.