Marca entra no mercado de controle da ferrugem asiática
Inovação alia três importantes ingredientes ativos que agem tanto na prevenção como no tratamento
Chega ao mercado brasileiro um novo defensivo para o controle da ferrugem asiática. Com o nome comercial de Pontual, o fungicida também marca o primeiro lançamento da Ourofino Agrociência nesse mercado. O fato deve resultar em maior market share nesse segmento e está atrelado aos planos estratégicos da companhia, que envolve um aumento progressivo do faturamento para chegar em R$ 3,5 bilhões até 2026.
“A ferrugem asiática é uma das preocupações mais latentes entre os produtores de soja, e não só aqui no Brasil. É um problema global que, se não controlado, pode resultar em perdas para o produtor de cerca de 90%”, pontua o especialista, que lista os principais diferenciais presentes na nova solução. “Não é apenas um fungicida igual aos outros que estão disponíveis", diz Lenisson Carvalho, gerente de marketing grandes culturas da empresa.
Trata-se de um produto tecnológico inovador, com uma formulação única que alia três importantes ingredientes ativos, azoxistrobina, ciproconazol e clorotalonil, oferecendo fotoproteção, tolerância às chuvas, adesividade e sistemicidade.
Auxilia no controle e manejo de resistência da ferrugem asiática da soja; mais segurança na aplicação e efeito protetor, preventivo e curativo. Carvalho orienta que cada ingrediente ativo traz um ganho particular para a solução: “O clorotalonil atua como multissítio, protegendo a superfície foliar contra doenças, a azoxistrobina promove o efeito preventivo, impedindo o desenvolvimento do fungo; já o ciproconazol tem ação curativa, penetrando na planta de forma sistêmica, como ferramenta de controle. Ou seja, são ativos complementares e promovem alta eficácia.”
Para o desenvolvimento do fungicida, a empresa investiu durante cinco anos em pesquisas conduzidas por profissionais da área, a maioria com a titularidade de doutores. São alguns dos nomes envolvidos: Edivaldo Velini, Caio Carbonari, Richard Feliciano, Roberto Toledo, Diego Alonso, Flavia Biazotto e Gilberto Velho. Participaram ainda da concepção e conceituação do Pontual® institutos renomados, como a Unesp de Botucatu (SP); o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Fundação Chapadão; Fundação MT; Fundação ABC; e FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). Ao todo, antes de a indústria chegar à versão final do produto, foram criados 11 protótipos na primeira geração e outros cinco na segunda geração.
* com informações da assessoria de imprensa