Mais um trator autônomo chega ao mercado
Máquina está preparada para a produção em larga escala e deve chegar ao mercado no final de 2022
As máquinas autônomas começam a chegar ao mercado, inclusive o brasileiro. Agora foi a vez da John Deere anunciar o primeiro trator autônomo. A máquina combina o trator 8R, subsolador habilitado da TruSet, sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas. Ele está pronto para a produção em larga escala e deve estar disponível para os agricultores ainda este ano. “A automação deixou de ser um conceito, ela se tornou uma prática da revolução na agricultura”, afirma Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere para América Latina.
O trator autônomo tem um propósito específico: ajudar a alimentar o mundo. Espera-se que a população global cresça de 7,8 bilhões para quase 10 bilhões de pessoas até 2050, aumentando a demanda global de alimentos em 50%. Os agricultores terão de produzir mais sem necessariamente abrir novos espaços. Além disso, os produtores rurais buscam constantemente por mão de obra qualificada, e têm que trabalhar com as variáveis ??inerentes à agricultura, como mudanças nas condições climáticas, variações na qualidade do solo e a presença de ervas daninhas e pragas. Todos esses fatores afetam a capacidade de cultivar durante as épocas mais importantes do ano.
Para otimizar as produções, o trator autônomo possui seis pares de câmeras estéreo, que permitem a detecção de obstáculos em 360º e o cálculo da distância. As imagens capturadas pelas câmeras passam por uma rede neural profunda que classifica cada pixel em aproximadamente 100 milissegundos e determina se a máquina continua se movendo ou para, dependendo se um obstáculo é detectado. O trator autônomo também verifica continuamente sua posição em relação a uma geocerca, garantindo que esteja operando onde deveria e com menos de uma polegada de precisão.
“Com esta inovação, o produtor conseguirá otimizar as operações, trazer mais segurança e ser mais eficiente. A máquina está preparada para operar 24 horas, 7 dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada 8 horas em média. Com o desenvolvimento tecnológico, buscamos devolver ao agricultor um tempo precioso e melhorar a qualidade de vida daqueles que nos ajudam a alimentar, vestir e abrigar a população”, complementa Leibfried.
Para usar o trator autônomo, o agricultor só precisa transportar a máquina até o campo e configurá-la para operação autônoma. Enquanto a máquina está funcionando, o agricultor pode deixar o campo para se concentrar em outras tarefas, enquanto monitora o status da máquina em seu dispositivo móvel.
* com informações da assessoria de imprensa