CI

Lula exige respeito dos países ricos - Presidente diz que é preciso ter firmeza para negociar e elogia o desempenho brasileiro junto à OMC



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou 'excepcional' o desempenho do Brasil na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Cancún, no México. Segundo ele, para tratar com os países ricos, 'que são duros na queda', é preciso 'manter a cabeça erguida e não tirar os sapatos'. Lula referiu-se ao episódio em que o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer teve de tirar os sapatos em três aeroportos americanos, por causa das medidas antiterrorismo após os atentados de 11 de setembro, mesmo tratamento dado aos chanceleres da Rússia e do Chile. 'Um ministro de Estado não pode tirar o sapato em nenhum país do mundo por conta das investigações aduaneiras', disse o presidente.

Para o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o fracasso das negociações em Cancún e também da reunião em Seattle, nos EUA, em 1999, 'colocam a OMC em xeque'. A rodada atual teve origem na Rodada Doha, no Catar, em novembro de 2001, considerada um avanço, pelos países em desenvolvimento, por incluir na agenda a discussão do comércio de produtos agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.