Live debate cadeia produtiva do sisal
O objetivo é promover a aproximação dos diferentes elos da cadeia produtiva do sisal
A Embrapa Algodão realiza no próximo dia 4 de setembro, às 9h30, uma live sobre a cadeia produtiva do sisal no Brasil, reunindo os principais representantes da cadeia produtiva da fibra. “O objetivo é promover a aproximação dos diferentes elos da cadeia produtiva do sisal e contribuir para o reordenamento desta cadeia produtiva, desde o seu elo primário até o mercado, partilhando meios para torná-la sustentável”, afirma o analista da Embrapa Algodão Waltemilton Cartaxo, coordenador o evento.
Entre os participantes estarão pesquisadores da Embrapa e de universidades, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representante de empresas e associações de produtores ligados à cultura do sisal.
O cultivo do sisal (Agave sisalana) se concentra na região Nordeste, onde ocupa uma área de aproximadamente 200 mil hectares, distribuídos em 82 municípios. A maior parte da produção está na Bahia (97%) e na Paraíba (3%), onde é cultivado predominantemente por pequenos produtores. Na indústria, a fibra de sisal é convertida em fios, cordas, barbantes, tapetes e mantas. Também pode ser utilizada na fabricação de pasta celulósica de alta resistência, na indústria automotiva, na produção de móveis, eletrodomésticos e na construção civil. A live será transmitida em: youtube.com/embrapa.