CI

Leite: produção interna e importações elevadas afetam o mercado

Diminuição nos preços é atribuída ao aumento da oferta interna de leite



Foto: Divulgação

Os preços do leite no Brasil registraram uma queda de 1,5% em termos reais em julho, interrompendo uma tendência de alta que se estendia desde novembro de 2023. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a média nacional caiu para R$ 2,7225 por litro. Apesar da redução, o valor ainda é 7,9% superior ao de julho de 2023, ajustado pelo IPCA de julho/24. Embora o preço pago aos produtores tenha subido 30,1% desde o início do ano, a média de R$ 2,50 por litro acumulada de janeiro a julho é 11,5% inferior à do mesmo período do ano passado.

A diminuição nos preços é atribuída ao aumento da oferta interna de leite. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea subiu 4,6% em julho, com todas as regiões registrando incremento na produção. Os maiores aumentos ocorreram em Minas Gerais (8%), Rio Grande do Sul (4,7%) e Santa Catarina (4,1%). Essa recuperação na produção é resultado dos investimentos em nutrição dos rebanhos, que, apesar de elevar o Custo Operacional Efetivo (COE) em 0,62% no mês, contribuiu para uma elevação de 3,93% na margem bruta do produtor, que subiu para 85 centavos por litro na média nacional.

Além da produção interna crescente, as importações de lácteos continuam a pressionar o mercado. Em junho, as compras externas de leite aumentaram 37,4%, totalizando 251,1 milhões de litros em equivalente leite, superando em 35,3% as importações do mesmo mês do ano passado. As indústrias de laticínios enfrentam dificuldades em manter margens de lucro, com o leite UHT, a muçarela e o leite em pó fracionado apresentando desvalorizações de 5,68%, 2,03% e 0,25%, respectivamente, em julho. Esse cenário sugere uma possível continuação do recuo nos preços do leite cru no terceiro trimestre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.