Leilões de arroz devem movimentar R$ 1 bilhão
Contratam preveem aquisição de 500 mil toneladas de arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar, na próxima semana, uma série de leilões de Contratos de Opção de Venda (COV) voltados para o mercado de arroz. Esses contratos, que somam cerca de R$ 1 bilhão em recursos, preveem a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2, da safra 2024/25. A medida tem como objetivo estimular a produção do grão e fortalecer a segurança alimentar no país.
Os leilões ocorrerão em dois momentos: na quinta-feira (5), serão ofertados 4.754 contratos de 27 toneladas cada, exclusivamente para agricultores familiares. Já na sexta-feira (6), a operação será aberta à ampla concorrência, disponibilizando 18.518 contratos, também de 27 toneladas cada.
Prazo de vencimento varia por região
De acordo com a Conab, os contratos têm prazos de vencimento que variam conforme a localização do produtor. Para Minas Gerais e Paraná, os vencimentos estão programados para 30 de julho de 2025. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a data limite será 30 de agosto do mesmo ano. Já para Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, o prazo se estende até 30 de outubro de 2025. Os valores de venda foram definidos com base nos prazos de cada contrato.
O modelo de Contrato de Opção de Venda permite ao produtor ou cooperativa vender seu produto ao governo a um preço previamente estabelecido, caso seja vantajoso, funcionando como uma forma de seguro de preços.
Serviço: Leilões de Contrato de Opção de Venda (COV) de arroz
Data: Quinta-feira, 5 de dezembro (editais 118, 119 e 120)Sexta-feira, 6 de dezembro (editais 121, 122 e 123)