Lançado tomate com tolerância à TY
Alternativa para enfrentar a incidência de mosca branca
A Bayer anunciou o lançamento do tomate ComandanTY no mercado brasileiro, que é o primeiro com tolerância à TY (Tospovírus, da família Bunyaviridae), uma das principais viroses do tomateiro. “Aliado ao manejo de pragas, a variedade é uma alternativa para enfrentar a incidência de mosca branca na lavoura”, afirma o segmento de hortifrutigranjeiros (HF) da Bayer.
Além disso, afirma a multoinacional, o ComandanTY possui “boa adaptabilidade em períodos chuvosos, alta frutificação, melhor qualidade de fruta e tolerância a rachaduras”.
“O desenvolvimento de soluções inovadoras para HF é fruto do investimento de cerca de 2,8 bilhões de euros destinado globalmente pela companhia todos os anos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) para diversas culturas”, afirma Daniela Augustinho, Gerente de Marketing da Seminis – marca da Bayer para HF no Brasil.
Esse esforço, destaca ela, se soma a outras iniciativas da Bayer que endereçam o combate à fome e buscam apoiar uma produção “mais eficiente e sustentável de alimentos, em linha com nossa visão de ‘Saúde para todos, Fome para ninguém’”.
Daniela Augustinho afirma que uma das maiores prioridades da Bayer é “agir de forma concreta contra a insegurança alimentar”.
“Como empresa, as nossas metas para 2030 estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o Acordo Climático de Paris”, garante ela.
O portfólio da Seminis, segundo a Gerente de Marketing da Seminis, é desenhado para “prover soluções que reforcem esse compromisso, melhorando a vida do produtor e dos consumidores como um todo.”
Daniela Augustinho revelou ainda outro lançamento, a abobrinha TigerGrey, que foi feita para uma janela de produção que dura o ano todo, de acordo com cada região e época.
“É um material extremamente vigoroso e atrativo para o comércio, apresentando uma excelente coloração e uniformidade dos frutos na colheita. Com um ótimo comportamento contra oídio – uma das principais doenças da cultura –, também tem resistência intermediária aos vírus WMV (Watermelon mosaic virus) e ZYMV (Zucchini yellow mosaic iírus)”, explica ela.
Atualmente, a Bayer atua em mais de 20 culturas com, aproximadamente, 120 variedades de hortaliças comercializadas no Brasil.
Para além do Tomate ComandanTY e da Abobrinha TigerGrey, nos últimos anos houve um período intenso de lançamentos da marca Seminis com grande impacto no campo.
Em 2023, na área de proteção de cultivos, a Bayer também apresentou ao mercado a extensão de bula de Verango Prime (Fluopiram), lançado no ano passado para o controle efetivo e de longa duração de nematoides e da pinta-preta (Alternaria grandis) em batata.
A partir deste ano, o nematicida passou a ser prescrito para novas culturas, como cenoura, beterraba, melão, melancia, banana, tomate e goiaba.