LAGOA VERMELHA/RS: chuvas ultrapassam 120 mm
As perdas mais significativas foram na zona urbana, ruas alagadas e prejuízos em residências
Após um período de mais de três semanas sem chuva, o município de Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul. registrou fortes chuvas na noite de segunda-feira (01.03). Os números já ultrapassam 120mm, o que significa praticamente a média esperada para o mês em apenas duas horas. Isso equivale a 95% da climatologia de fevereiro que é de 118,1mm.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Carlos Dellavalle Filho, neste momento toda chuva é benefica para a cultura da soja, pois é o periodo de enchimento de grãos, uma fase importante para a soja. A falta de chuva ou irregularidade durante esta fase ameaça a produtividade da lavoura.
Dellavalle ainda salienta que, a chuva em excesso pode ocasionar erosão do solo. Ainda não houve oportunidade para verificar se houve danos na agricultura.
As perdas mais significativas foram na zona urbana, ruas alagadas e prejuízos em residências. A chuva alagou grande parte da cidade e diversas casas ficaram submersas, carros ficaram ilhados e pessoas tiveram que abandonar seus lares. A Brigada Militar prestou apoio principalmente às pessoas que corriam algum tipo risco, bem como àquelas que acabaram perdendo grande parte de seus bens.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) comunicou que as regiões entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná terão "chuvas significativas" nesta semana, com acumulados de 50 a 150 mm.