Ketchup já foi vendido como remédio
O ketchup já foi vendido como remédio em 1930

Feito à base de tomate e alguns “temperinhos” como vinagre, sal e açúcar, o ketchup até hoje é usado para acompanhar lanches, salgados e fast food. Você sabia que antigamente ele já foi usado até para “curar”? Sim, o ketchup já foi usado como remédio.
Mas por volta de 1700, o ketchup era muito diferente do que o que temos hoje, já que era feito com molho fermentado de peixes e caiu no gosto de todos os povos, inclusive dos Estados Unidos. Mas durante anos o tomate não foi consumido, pelo medo de ser venenoso.
Anos mais tarde, um cientista da Filadélfia, registrou a primeira receita de ketchup feita com tomate, a “fórmula” deu tão certo que a aceitação resultou no molho mais famoso do mundo.
A popularização do “molho vermelho” se deu quando Henry J. Heinz lançou o tomate feito em garrafas de vidro e em escala industrial. Atualmente o ketchup possui várias versões e sabores agridoces, ácidos, picantes entre outros.
Como dito anteriormente, o ketchup já foi vendido como remédio em 1830, já que a maioria das pessoas acreditavam que ele poderia ajudar na prevenção do câncer. Ele era conhecido como Extrato de Tomate Composto do Dr. Miles.
Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.