CI

Juros vão cair em agosto? Bancos respondem

Copom sinalizou pela continuação do processo ‘desinflacionário’



Foto: Pixabay

As 115 instituições financeiras que integram a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) são unânimes em afirmar que a taxa básica de juros brasileira, a Selic, vai cair em agosto. Em pesquisa divulgada, a Federação vai além e afirma haver expectativa de que ciclo de cortes da taxa ganhe tração nos meses seguintes, com a taxa fechando 2023 em 12%.

Os bancos esperam, na média, que haja uma queda de 0,25 ponto da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que ocorre entre os dias 1º e 2 de agosto. Segundo o levantamento, os sócios da Febraban projetam ainda outras três reduções de 0,5 ponto do juro básico nas três reuniões seguintes.

A expectativa sobre queda na taxa básica de juros está alicerçada, para além da conjuntura política, nas declarações de entrelinhas da última ata de reunião do Copom. No mês passado o Comitê manteve a Selic, mas sinalizou que a continuação do processo ‘desinflacionário’ pode permitir “iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

No mesmo levantamento da Febraban foi apontado pelos bancos um quadro de melhora das expectativas das instituições financeiras para o crescimento do crédito para pessoas físicas. É prevista agora uma alta de 9,3% dos financiamentos com recursos livres para o varejo em 2023, contra 8,5% do levantamento anterior, que foi divulgado em maio.

Os fatores que sustentam esse otimismo, de acordo com os consultados pela Febraban, são os dados do mercado de trabalho – que segue crescendo aquecido, bem como a resiliência do crédito imobiliário. Por outro lado, os bancos estimam menor crescimento da carteira para empresas, de 3,9% para 2,4%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.