O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) assina hoje (02-09) mais três projetos de pesquisa e extensão, comunicação e sócio-econômico integrantes do Arroz RS - Programa de Produtividade, uma ação estratégica do Irga para melhorar a rentabilidade das lavouras de arroz irrigado no Estado na Expointer 2003, em Esteio (RS).
A primeira ação a ser lançada é o Projeto Arroz Híbrido, que envolve a assinatura de um convênio com Instituto Hunan, da província de Hunan, China, para pesquisa e plantio de arroz híbrido, em parceria com a Agropecuária Ana Paula, de Bagé. Já o projeto Bolsa de Arroz tenta buscar mais visibilidade para a oferta do arroz gaúcho. "O objetivo é trazer a ordenação da oferta e organizar o mercado", comenta o presidente do Irga, Pery Coelho. O projeto também envolve a Bolsa de Mercadorias do Rio Grande do Sul, o Banrisul e a Emater/RS.
Na área de comunicação, o Irga apresenta neste mesmo dia a reformulação realizada na página da internet da instituição. A novidade do site www.irga.rs.gov.br é uma sala de chat para conversação que promete unir produtores de todas as regiões do Rio Grande do Sul.