CI

Investimento em infraestrutura precisa ser maior

As demandas são muito grandes



Terreno brasileiro é bem acidentado Terreno brasileiro é bem acidentado - Foto: Canva

Em 2023, o investimento em infraestrutura no Brasil representou 1,79% do PIB, totalizando R$ 200 bilhões, segundo a consultoria InterB. Esse percentual deve aumentar para 1,87% em 2024, mas seriam necessários cerca de R$ 400 bilhões anuais (4% do PIB) para modernizar a infraestrutura do país.

Fernanda Braga, da APAT, destaca a importância de aumentar continuamente esses investimentos para o desenvolvimento do Brasil. Ela observa que, com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já houve uma elevação entre 2023 e 2024, mas enfatiza a necessidade de aportes mais significativos do poder público e da iniciativa privada para resolver os gargalos de infraestrutura.

“Nós somos um país com um relevo bastante acidentado e que necessita de equipamentos cada vez mais modernos para tornar o trabalho mais ágil e preciso, por isso é essencial que programas como o PAC contemplem os recursos necessários para a atuação desses profissionais”, comenta.

Atenta ao mercado, a APAT oferece aos seus associados serviços de proteção de equipamentos. Em 2023, os estados com mais contratações desses benefícios foram Minas Gerais (253), São Paulo (203) e Bahia (139), enquanto Amapá (4), Piauí (3) e Acre (2) ficaram nas últimas posições. A região Sudeste se destaca, concentrando 46,6% das tecnologias protegidas, enquanto a região Norte está em último, com 4,8%.

Fernanda Braga afirma que a maior demanda ocorre nas regiões com mais investimentos em obras e grandes projetos de engenharia, destacando a importância de investimentos nessas tecnologias para apoiar os profissionais do ramo. Em 2023, a Associação registrou quase 500 novos membros, um aumento de 59% em relação a 2022, e atualmente protege 1.240 equipamentos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.