Invasão de gafanhotos destrói plantações na Índia
Mais de 5.000 hectares foram devastados em apenas um distrito
Uma invasão maciça de gafanhotos destruiu milhares de hectares de plantações no noroeste da Índia, disseram autoridades, com alguns especialistas na sexta-feira classificando-o como o pior ataque desse tipo em 25 anos. Enquanto as autoridades tentam combater o enxame com pesticidas, os agricultores instalam tambores para afastar os insetos, com vídeos mostrando alunas batendo em placas de aço - devido às crenças locais de que o barulho repele gafanhotos.
A invasão danificou as plantações em meia dúzia de distritos no estado de Gujarat, no noroeste do país, disse quinta-feira o funcionário do governo local Punamchand Parmar. Mais de 5.000 hectares foram devastados em apenas um distrito, disse Parmar.
“Quase 25% dos gafanhotos foram destruídos usando pesticidas. No entanto, serão necessários mais 4-5 dias para exterminar completamente os insetos. A trajetória de vôo deles foi inicialmente em direção ao Paquistão, mas devido à mudança na direção e na umidade do vento, eles pousaram no norte de Gujarat", completa ele.
O chefe do departamento de entomologia da Anand Agriculture University de Gujarat, PK Borad, disse à AFP que "este é o pior ataque de gafanhoto observado em Gujarat em mais de duas décadas. Um enorme enxame de gafanhotos foi visto pela última vez em 1994", acrescentou.
O ministro da Agricultura do estado, RC Faldu, disse que a partir de sexta-feira, 100 tratores transportando pesticidas seriam enviados às aldeias afetadas para se livrar dos insetos. Mas os moradores não estavam deixando nada ao acaso, com muitos andando pelas fazendas afetadas e batendo latões para afugentar os insetos.