CI

Inundações reduzem perspectivas para o arroz em Bangladesh

Desde 31 de julho, não houve importações de arroz para Bangladesh


Desde 31 de julho, não houve importações de arroz para Bangladesh Desde 31 de julho, não houve importações de arroz para Bangladesh - Foto: Pixabay

As enchentes em Bangladesh estão prejudicando a produção de arroz, reduzindo a área colhida para 11,5 milhões de hectares e a produção de arroz beneficiado para 36,8 milhões de toneladas no ano comercial 2024-25, de acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA.

Além disso, o FAS ajustou sua previsão para o consumo de arroz para 37,7 milhões de toneladas, 300.000 toneladas a menos do que o estimado anteriormente. Esta redução é atribuída à menor produção e aos preços elevados, exacerbados pela inflação alta desde agosto de 2022, que diminuiu o poder de compra dos consumidores. 

Desde 31 de julho, não houve importações de arroz para Bangladesh, e com as restrições da Índia sobre exportações de arroz branco não basmati e os altos preços internacionais, a importação do produto parece inviável, pois os custos seriam superiores aos preços internos.

Com a produção reduzida e dificuldades nas importações, o FAS prevê que o preço interno do arroz continuará a subir no curto prazo. Isso deve levar a uma redução no consumo de arroz e a um aumento no consumo de trigo, já que a farinha de trigo (aata) é uma alternativa mais barata.

O trigo é o segundo alimento básico mais importante em Bangladesh, com a produção local atendendo 15% da demanda total. Para 2024-25, o FAS prevê uma área colhida de 310.000 hectares e uma produção de 1,1 milhão de toneladas, igual à estimativa de 2023-24. A previsão de importação de trigo foi aumentada para 6,6 milhões de toneladas, 6,5% a mais do que a previsão anterior, devido a preços internacionais estáveis e maior consumo interno. Para 2023-24, a estimativa de importação é de 6,8 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.