CI

Inundações atingem a produção de cacau da Costa do Marfim

O maior produtor mundial de cacau está em sua estação chuvosa



Foto: Divugação

Chuvas acima da média na maior parte das regiões cacaueiras da Costa do Marfim na semana passada inundaram as plantações e podem afetar o início da próxima safra principal de outubro a março, disseram agricultores na segunda-feira. O maior produtor mundial de cacau está em sua estação chuvosa, que vai oficialmente de abril a meados de novembro. As chuvas são geralmente abundantes e pesadas durante este período. Vários agricultores disseram que a chuva causou inundações que os impediram de acessar suas plantações. Disseram que o tempo pode trazer doenças e que falta sol.

Mais chuvas fortes podem atrapalhar o início da próxima safra principal, pois derrubariam as flores das árvores, enquanto o meio da safra de abril a setembro estava diminuindo com baixos rendimentos, acrescentaram. “Aqui não é bom, as chuvas vêm uma após a outra. Os agricultores não podem mais ir ao campo porque os rios transbordaram e há inundações”, disse Arsene Kouao.

Ele cultiva perto da região leste de Abengourou, onde 206,3 milímetros (mm) (8,12 polegadas) de chuva caíram na semana passada, 153 milímetros acima da média de cinco anos.

A precipitação foi excepcionalmente alta em outras partes do país produtoras de cacau. A região oeste de Soubre registrou 119 mm na semana passada, 65,7 mm acima da média. A região sul de Agboville teve 146,2 mm de precipitação, 87 mm acima da média.

Na região sul do Divo, onde choveu 57,8 mm - 18,5 mm acima da média -, os agricultores disseram temer que as chuvas danifiquem as novas flores e atrapalhem o início da próxima safra principal. Mas nas regiões centrais de Bongouanou e Yamoussoukro, onde as chuvas também foram acima da média, os agricultores permaneceram otimistas. "O tempo está bom para muito cacau em agosto e setembro, se tivermos sol nos próximos dias", disse Emmanuel Gode, que cultiva perto de Bongouanou, onde 72,8 mm de chuva caíram na semana passada, 42,8 mm acima da média.

A chuva ficou abaixo da média na região centro-oeste de Daloa. As temperaturas médias variaram entre 24,8 graus e 28,5 graus Celsius (76,64 ° F e 83,3 ° F) na semana passada.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.