CI

Inseticida traz novo modo de ação no algodão

Entrevista com Gerhard Bohne, presidente da divisão Crop Science da Bayer no Brasil


A Bayer anunciou no Brasil o lançamento do inseticida Curbix para controle de bicudo (Anthonomus Grandis Coleoptera) no algodão. Com novo ingrediente ativo, Etiprole (200 g/L), o produto proporciona um efeito de choque e residual prolongado no controle dessa praga, que causa prejuízos milionários para os produtores de fibras. Nesta entrevista ao portal Agropages, Gerhard Bohne, presidente da divisão Crop Science da Bayer no Brasil, fala sobre essa nova solução:

Qual a importância do Curbix no manejo da resistência?

Ele vem para o manejo da resistência do bicudo, que é um problema sério em algumas regiões do Brasil, que exige uma bateria de aplicações de inseticidas. O Curbix, por ter um modo de ação diferente dos inseticidas que estão disponíveis hoje no mercado, ajuda no manejo do bicudo em diversas regiões do Brasil.

Qual é o diferencial de seu novo ingrediente ativo?

Ele tem um efeito de choque e tem também um efeito residual, além dos efeitos de contato e sistêmico, então é um produto que realmente ajuda no controle do bicudo por mais tempo, também tem um residual muito bom. Seu uso é indicado para programas de manejo de resistência a inseticidas. Dessa forma, é possível reduzir a pressão de seleção de insetos menos sensíveis aos defensivos e manter altos níveis de controle da praga na cultura.

Quais são os próximos passos que a Bayer está preparando?

Nós temos vários produtos químicos que estamos desenvolvendo para a cultura do algodão, como o Sivanto Fusion, que é uma mistura de inseticidas para o complexo de insetos. O Verango é um produto que vai proporcionar o controle de nematoides no algodão. Há também o Aplic, que nós vamos trazer no futuro para a fase final do algodão, para a fase de maturação e desfolha. 

Na parte de biotecnologia nós temos um pipeline cheio para os próximos anos: estamos desenvolvendo o Bogard 3, o Xtend também para o algodão, além de uma nova geração de outros herbicidas para vir na plataforma e também de mais inseticidas, de mais Bts (Bacillus thuringiensis) para introduzir a tecnologia Bogard 4 – mas isso para um futuro no médio prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.