Inseticida recém-lançado controla traça-do-tomateiro
“Por possuir esse novo mecanismo de ação para a traça-do-tomateiro, tecnologia não apresenta resistências"
O inseticida Ohkami, lançado no Brasil recentemente pela Sipcam Nichino Brasil, superou a expectativa inicial de comercialização prevista pela empresa. O produto entrou no mercado atrelado a dados relevantes observados a campo no controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta).
“Essa praga ocorre o ano todo, porém nos períodos de seca torna-se mais agressiva. As fêmeas adultas depositam ovos em folhas, frutos, hastes e sépalas de flores. Logo depois, as lagartas eclodem e começam a se alimentar de estruturas da planta e dos frutos”, explica Sérgio Camargo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, uma companhia de origem ítalo-japonesa.
De acordo com Camargo, a traça-do-tomateiro conta com capacidade para ocasionar danos entre 70% e 100% da produção de uma lavoura. “A Tuta absoluta possui ainda significativa capacidade reprodutiva, pois cada fêmea consegue depositar de 55 a 130 ovos durante seu período de reprodução”, complementa o especialista.
“Por possuir esse novo mecanismo de ação para a traça-do-tomateiro, Ohkami não apresenta resistências cruzadas com outros produtos do gênero utilizados no manejo da praga”, diz o área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil. O inseticida, continua Camargo, reúne ainda quatro características centrais que definem sua alta eficácia sobre a Tuta absoluta: ação sobre a fertilidade de adultos, lagarticida (em todos os estágios ‘larvais’), ovicida (controle de ovos da praga) e ação repelente.