Inseticida fipronil é proibido na Costa Rica
O inseticida já é proibido em mais de 30 países em todo o mundo
O Fipronil é um inseticida e cupinicida utilizado para o controle de pragas causadoras de danos à produção de algodão, soja, arroz, arroz irrigado, feijão, milho, entre outros. No Brasil, a venda do produto para aplicação agrícola só é permitida com receita agronômica. O inseticida está proibido na Costa Rica, desde o começo de novembro.
A proibição proíbe o uso profissional ou industrial, conforme o Decreto Executivo nº 43767-S-MINAE publicado no Diário Oficial que estabelece prazo de seis meses para que o produto seja esgotado no mercado nacional. Também fica proibido a importação, fabricação, formulação, armazenamento, distribuição, transporte, reembalagem, mistura, distribuição e uso ativo do princípio ativo de Fipronil.
A proteção de uso profissional ou industrial tem relação com a aplicação realizada por empresas em instalações físicas e não no meio ambiente, como práticas agrícolas, diz Henry Picado, porta-voz da Federação Ecologista. O inseticida já é proibido em mais de 30 países em todo o mundo, entre eles os da União Europeia, por ser considerado altamente perigoso, principalmente para as abelhas.