Inoculante recebe registro para tratamento de 90 dias
Uso de sementes tratadas com bactérias benéficas, como os rizóbios, pode resultar em um aumento médio de 8% na produtividade

A preservação da viabilidade dos microrganismos inseridos no tratamento industrial de sementes de soja, especialmente aqueles envolvidos na fixação de Nitrogênio, é uma preocupação fundamental para os agricultores que adotam insumos biológicos. Com o objetivo de assegurar a máxima sobrevivência dos rizóbios e, por conseguinte, garantir uma eficaz inoculação das plantas, a Novozymes, obteve o registro exclusivo para o inoculante CTS 1000, permitindo um período de tratamento antecipado de até 90 dias com alta taxa de sobrevivência dos microrganismos, uma conquista inédita no mercado.
Conforme informações divulgadas pela Novozymes, o uso de sementes tratadas com bactérias benéficas, como os rizóbios, pode resultar em um aumento médio de 8% na produtividade das plantações de soja. De acordo com Fernando Bonafé Sei, gerente técnico da Novozymes, nos produtos de tratamento industrial de sementes de soja disponíveis no mercado atualmente, a sobrevivência dos microrganismos é limitada a um máximo de 60 dias após o tratamento antecipado. No entanto, com a introdução do CTS 1000, essa sobrevivência foi estendida para 90 dias, proporcionando aos agricultores maior flexibilidade em relação à aquisição de sementes e ao momento ideal de semeadura.
Isso permite que os produtores melhorem o planejamento de suas atividades, escolhendo o momento mais adequado para iniciar o plantio, mesmo em face de desafios climáticos e logísticos imprevisíveis. O inoculante de longa duração CTS 1000 é um produto sólido formulado com alta concentração de bactérias Bradyrhizobium elkanii e é altamente compatível com o tratamento industrial antecipado de sementes de soja. Sua baixa dosagem e longa estabilidade na embalagem, de até 12 meses, tornam-no único no mercado.
A sobrevivência prolongada do CTS 1000 oferece várias vantagens aos agricultores, incluindo a conveniência do "abre e plante", onde as sementes já vêm tratadas com o CTS 1000 dos melhores produtores de sementes do Brasil, eliminando a necessidade de tratamento adicional por parte do agricultor.
O CTS 1000 foi especialmente desenvolvido para ser usado em conjunto com produtos químicos compatíveis, como Power® MAX ou Power CoMo TS®, além de polímeros PolyTëk®, destinados exclusivamente a centros de tratamento industrial de sementes. A solução é particularmente adequada para os produtores do Cerrado brasileiro, devido aos desafios climáticos específicos dessa região.
Com a temporada de plantio de soja safra 2023/24 prestes a começar, os produtores em todo o Brasil estão ansiosos por uma safra promissora, impulsionada em parte pelo aumento significativo nos recursos destinados à atividade agrícola. Esse aumento de recursos permitirá que os agricultores invistam ainda mais em tecnologias que promovem o aumento da produtividade, incluindo o uso de insumos biológicos como o CTS 1000.