CI

Inoculante para silagem de capim



Para melhorar a qualidade das silagens de capim, a Alltech desenvolveu o Sil-All C4, inoculante específico para essa cultura. O produto, apresentado ao mercado durante o Show Rural, entre 12 e 16 de fevereiro, em Cascavel (PR), vem para se juntar a outros inóculos de destaque da Alltech, como o Maize-All, para silagem de milho/sorgo, e Sil-All, para silagem de gramíneas.

No trabalho Evolução da silagem e dos inóculos de silagem, os norte-americanos K.K. Bolsen; M. Wikinson e C. J. Lin, alguns dos principais pesquisadores do setor, afirmam que “atualmente o interesse dos produtores é melhorar a qualidade da silagem, principalmente no que se refere à deterioração aeróbica durante o período de fornecimento aos animais, depois da abertura do silo”. Eles definem silagem como “um material com alto teor de umidade proveniente de cultura, fermentado e armazenado de forma anaeróbica em estruturas denominadas silos”. De acordo com os pesquisadores, os aditivos capazes de aumentar a eficiência de produção e a qualidade da silagem são: inóculos bacterianos, substratos fermentáveis, enzimas, nitrogênio não protéico e ácidos orgânicos. Porém, “os inóculos bacterianos são os aditivos mais importantes e os que apresentam melhores resultados”, informam.

Para silagem de capim, por exemplo, o Sil-All C4 é a melhor opção. Como diferencial, possui uma concentração bacteriana 50% superior aos inoculantes tradicionais. Ao todo, o produto apresenta 30 bilhões de bactérias por grama, além da inclusão de uma bactéria exclusiva da Alltech, o Lactobacillus salivarius, capaz de melhorar a produtividade mesmo sob grandes variações de temperatura e pH. “O objetivo é aumentar a eficiência da fermentação na silagem”, explica Fabiano Tavares, gerente de vendas da empresa.

Inoculantes avaliados pela UKASTA

Antes de serem lançados no Brasil, os inoculantes da Alltech foram submetidos à avaliação da UKASTA (United Kingdom Agricultural Supply Association – Associação Comercial de Suplementos Agrícolas do Reino Unido), instituição não governamental que avalia a eficiência de todos os inoculantes disponíveis no mercado. Os produtos desenvolvidos pela Alltech, por exemplo, foram testados e aprovados em oito categorias: melhoria na fermentação, redução de efluentes, redução das perdas no interior do silo e na otimização do consumo voluntário, da digestibilidade in vivo, da retenção de energia, do ganho de peso e do desempenho de bovinos de leite.

Inoculante: reduzindo os custos

O pesquisador Tim W. J. Keady, da Irlanda do Norte, em seu trabalho “Além da ciência: o que o produtor deseja da silagem”, afirma que um dos principais aspectos na produção da silagem é o custo, que é influenciado por fatores tais como: rendimento, murchamento, custo de colheita, custo de ensilagem e gastos em aditivos como inóculos bacterianos. Entretanto, Keady afirma que os inoculantes bacterianos se apresentam como a melhor alternativa para reduzir as perdas econômicas na silagem. “Os inoculantes podem aumentar significamente o ganho econômico por tonelada de silagem”, informa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.