RS: Inmet prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h
Alertas são válidos até quinta-feira às 12h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado do Rio Grande do Sul, indicando risco elevado de chuvas intensas e tempestades que podem causar alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
O primeiro aviso, com grau de severidade classificado como "Grande Perigo", prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com validade até as 12h de quinta-feira, 26 de setembro. A previsão atinge áreas como a região Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre e o Sudoeste Rio-grandense. Segundo o Inmet, há grande risco de alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de rios em localidades suscetíveis.
O segundo alerta, com grau de "Perigo", também se estende até o meio-dia de quinta-feira. Ele engloba um número ainda maior de municípios e destaca a possibilidade de tempestades com chuvas variando entre 30 e 60 mm/h, ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo. As regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Sul e a Região Metropolitana de Porto Alegre estão entre as áreas afetadas.
Diante dos riscos, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar sob árvores durante as tempestades e que, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos. O Inmet também alerta para a necessidade de atenção em encostas e áreas de risco, especialmente em municípios como Bagé, Agudo, Alvorada e outros listados no aviso.