CI

Iniciativa de grãos do mar negro deve expirar

As negociações continuarão além de amanhã



Foto: Pixabay

A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, que mantém os produtos agrícolas fluindo para fora da Ucrânia, deve terminar amanhã, já que o último navio navegando sob o acordo deixou o porto de Chornomorsk hoje. O acordo foi originalmente implementado no início de agosto, depois que negociadores da Ucrânia, Rússia, Turquia e Nações Unidas fecharam um acordo que permitiria a saída de grãos e outros produtos agrícolas da Ucrânia, que está sob ataque da Rússia desde fevereiro de 2022.

Desde 1º de agosto, cerca de 30 milhões de toneladas métricas de produtos agrícolas deixaram a Ucrânia, segundo a ONU. O último navio programado para navegar sob o acordo - o DSM Capella transportando 30.000 toneladas métricas de milho para a Turquia - partiu de Chornomorsk hoje. Apenas um navio navegou em cada um dos últimos dois dias, de acordo com dados da ONU.

As negociações continuarão além de amanhã, mesmo que um acordo não seja assinado, disseram autoridades da Ucrânia, das Nações Unidas e da Turquia. A Rússia acusou a ONU e o Ocidente de não cumprir sua parte do acordo, dizendo que não foi feito o suficiente para garantir as exportações de seus próprios produtos agrícolas.

Dmitry Peskov, um funcionário do Kremlin, disse que Moscou informará os repórteres quando uma "decisão apropriada" for tomada em relação a uma extensão. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a Rússia não mudará sua posição sobre o cumprimento do acordo pelos países ocidentais, de acordo com a agência de notícias estatal TASS.

A ONU e os países ocidentais, enquanto isso, acusaram a Rússia de impedir intencionalmente as remessas, bloqueando as rotas de entrada e saída dos portos ucranianos e atrasando as inspeções das embarcações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.