CI

Inicia hoje nova rodada de coleta de embalagens de agrotóxicos no RS



O programa de recolhimento das embalagens vazias tríplice lavadas de agrotóxicos do setor fumageiro, desenvolvido anualmente, começa hoje (22-09) nova coleta. O trabalho começa pela região do Vale do Rio Pardo (RS) e, de forma gradativa, avança por todo o Estado até atingir todos os fumicultores gaúchos. O coordenador do programa, Márcio Luís Silva, explica que o projeto funciona em forma de rodízio. "Quando o caminhão atinge a última região fumageira do Estado, o reinício do cronograma é imediato", ressalta.

Implantada de forma pioneira, a iniciativa traz, desde 2000, grandes benefícios ao setor. "Além de atender os preceitos da lei em vigor desde maio de 2002, que exige destino seguro às embalagens vazias, os produtores de fumo têm o privilégio de descartar as embalagens em pontos próximos de suas propriedades", explica Silva.

O processo é desenvolvido pelo Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Cinbalagens), de Passo Fundo. O recebimento das embalagens, lembra Silva, segue um cronograma junto a prefeituras e entidades. Os pontos de coleta e a passagem dos são indicados em cartazes e pelos dos veículos de comunicação. No último rodízio, concluído em julho, foi efetuado um recolhimento de 601.438 embalagens tríplice lavadas em todas as regiões fumageiras do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.