CI

Inicia a colheita do trigo

As condições climáticas variáveis têm impactado diretamente o desempenho das lavouras de trigo no Brasil


Foto: Divulgação

As condições climáticas variáveis estão impactado diretamente o desempenho das lavouras de trigo no Brasil. Conforme o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores estão se adaptando às diferentes situações.

No Rio Grande do Sul, a semeadura tem acontecido de maneira mais lenta devido ao alto volume de precipitações, contudo, já atingiu 50% das áreas produtoras. Os produtores estão aproveitando o momento para realizar os tratos culturais necessários, como a adubação nitrogenada e o controle de plantas voluntárias. Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já no Paraná, apesar das chuvas interrompendo as operações de semeadura, a atividade agrícola tem se mostrado bastante avançada, com 83% da área total já semeada. O desenvolvimento das lavouras também se encontra em etapas distintas: 82% em desenvolvimento vegetativo, 9% em florescimento e 2% em enchimento de grãos. A alta umidade do solo suspendeu temporariamente os tratos culturais, mas a situação geral é positiva, com 94% das lavouras consideradas em boas condições.

Em Santa Catarina, as chuvas não impediram o bom desenvolvimento das lavouras. Com condições favoráveis de umidade no solo, a semeadura foi acelerada, especialmente no Planalto Norte. Nas áreas do Meio-Oeste, o plantio com cultivares de ciclo médio já foi iniciado.

Na Bahia, as lavouras estão apresentando bom desenvolvimento, passando pelas fases de desenvolvimento vegetativo e floração em boas condições. Em Goiás, a colheita em áreas de sequeiro avança e as lavouras irrigadas estão em sua maioria na fase de floração, progredindo para o enchimento de grãos.

Mato Grosso do Sul tem se beneficiado de boas condições para o desenvolvimento das lavouras, graças à umidade disponível no solo e às temperaturas amenas. Ao mesmo tempo, estão sendo iniciados os tratamentos fitossanitários.

Em Minas Gerais, as lavouras estão em fase reprodutiva, com a maioria das áreas em fase de enchimento de grãos e 16% já em maturação. Finalmente, em São Paulo, as lavouras encontram-se em plena fase de floração e enchimento de grãos.

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de junho de 2023

Levando em conta o avanço da semeadura no cenário nacional, o percentual saiu de 60,0% na semana anterior para 68,8% na última sexta-feira. Isso representa um avanço significativo em relação à safra passada, quando esse percentual era de 63,7%.

No que diz respeito à semeadura, o Rio Grande do Sul apresentou um avanço significativo na última semana. O percentual saltou de 35,0% na semana anterior para 50,0% na última sexta-feira (24), superior aos 40,0% registrados no mesmo período da safra passada.

No Paraná, a semeadura praticamente se manteve em relação à semana anterior, passando de 82,0% para 83,0%, um patamar ligeiramente superior ao da safra passada, que foi de 82,0%.

Santa Catarina também demonstrou progresso considerável, tendo sua semeadura aumentado de 7,0% para 27,0% na última semana, um número bem acima dos 22,0% registrados no mesmo período do ano anterior.

Além disso, a colheita de trigo já começou em Goiás. Enquanto na safra passada neste mesmo período a colheita estava em 2,0%, na semana passada ainda não havia começado. Porém, avançou rapidamente para 25,0% no último levantamento.

Material elaborado pelo metereologista Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

As informações são do boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.