Inicia a colheita de algodão
Chuvas favorecem lavouras e trazem boas perspectivas de produtividade
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está monitorando a safra de algodão em diversas regiões do Brasil. Até o momento, apenas 0,1% da safra foi colhida, mas já é possível ter algumas informações sobre o desenvolvimento das lavouras.
No estado de Mato Grosso, as chuvas localizadas têm favorecido a umidade do solo e contribuído para o bom desenvolvimento das plantas. A maioria das lavouras encontra-se em formação de maçãs, e algumas já estão em fase de maturação. O manejo tem sido focado no controle químico com inseticidas.
No estado de Mato Grosso do Sul, já foi iniciada a aplicação de desfolhante nas áreas em maturação e estão sendo realizados o monitoramento fitossanitário e pulverizações Em Goiás, as lavouras, de modo geral, estão em boas condições, principalmente na fase de floração e formação de maçãs.
No Maranhão, as lavouras da primeira safra estão em floração e formação de maçãs, enquanto as de segunda safra apresentam botões florais. As chuvas favoráveis em Balsas têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras. No Piauí, as lavouras estão se desenvolvendo bem e, na sua maioria, com perspectivas de boas produtividades. Na Bahia, a cultura tem se desenvolvido bem devido ao clima favorável, e as lavouras estão, predominantemente, nas fases vegetativa, floração e formação de maçãs.
A Conab continuará acompanhando a safra de algodão em todas as regiões produtoras do país, fornecendo informações importantes para o mercado e para os produtores.
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)