Indústria de alimentos segue na estabilidade
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial é um indicador antecedente da produção industrial no Brasil
O Índice GS1 de Atividade Industrial aponta estabilidade na confiança da indústria de alimentos em dezembro. A indústria alimentícia se destaca como a mais proativa, com um aumento de 0,8% na intenção de lançar produtos no mercado, de acordo com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. No acumulado de 12 meses, o crescimento atinge 42,7%, e em comparação ao ano anterior, registra um aumento de 45,3%.
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial é um indicador antecedente da produção industrial no Brasil, que mensura a intenção das empresas em lançar produtos, utilizando os pedidos de códigos de barras (GTIN) como base. O dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês, enquanto o índice dessazonalizado oferece uma série livre de efeito sazonal, excluindo influências típicas de meses específicos e permitindo uma avaliação mais clara da tendência de crescimento entre os meses, como o comportamento histórico de aumento de pedidos devido a datas comemorativas.
Este índice é divulgado todo 1º dia útil do mês e representa o primeiro indicador antecedente da indústria a ser divulgado, proporcionando um poder explicativo adicional, não direto, mas estatisticamente significativo. Relaciona-se com inovação, considerando o portfólio de produtos das empresas, e abrange setores relacionados com CNAE, da Divisão 10 a 33, apresentado como um número índice com base na média de 2012, onde esse ano é estabelecido como 100.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Com aproximadamente 58 mil associados, ela engloba 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.