CI

Índia pode eliminar taxa de importação de 40% trigo

Os preços domésticos subiram para um recorde e os valores internacionais estão muito acima do mercado doméstico, dificultando as compras de trades no exterior


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Victor da Matta.

A Índia pode eliminar a tarifa de 40% sobre as importações de trigo e limitar a quantidade de estoques que os traders podem manter, como forma de diminuir os preços recordes do segundo maior produtor do mundo. Foi um relato das autoridades do governo e do comércio indiano para a Reuters nesta segunda-feira (5).

A índia havia barrado as exportações de trigo em maio, dado a onda de calor que afetou as safras. Os preços domésticos subiram para um recorde e os valores internacionais estão muito acima do mercado doméstico, dificultando as compras de trades no exterior. 

Se o governo remover a tarifa e os preços internacionais caírem, é possível os comerciantes começarem a importar durante a próxima temporada de festivais, quando a demanda é mais alta e eleva os preços domésticos. São opções possíveis com o intuito de diminuir os preços.

O Ministério do Comércio disse que irá restringir a exportação de alguns produtos derivados do trigo, a partir de 14 de agosto, com um comitê interministerial autorizado a liberar o embarque. Segundo relato, as exportações desses itens são geralmente pequenas. 

A capital Nova Délhi pode eliminar a tarifa de 40% da importação e impor limites de estoque a atacadistas e comerciantes. Os preços do trigo na Índia terminaram na semana passada em um recorde de 24.000 rúpias (301,57 dólares) por tonelada, subindo 14%, surpreendendo os mercados em 14 de maio ao proibir as exportações. 

As informações são da Reuters (MUMBAI).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.