CI

Índia enfrenta risco de declínio na agricultura

Falta um sistema de produção agrícola sustentável


A Índia, um dos países mais populosos do mundo, está enfrentando um risco de declínio na produção agrícola, segundo informações divulgadas pela Linha de Negócios Hindu. De acordo com as informações divulgadas no portal chinês agropages.com, práticas agrícolas ambientalmente insustentáveis e variações climáticas são as culpadas. 

“Nos últimos 50 anos, o mundo em desenvolvimento testemunhou um período extraordinário de crescimento da produtividade das culturas alimentares. Embora as populações tenham mais que dobrado, a produção de cereais triplicou durante esse período, com apenas um aumento de 30% na área cultivada. Previsões terríveis de uma fome malthusiana foram desmentidas, e grande parte do mundo em desenvolvimento foi capaz de superar seus déficits crônicos em alimentos. O esforço e o resultado, conhecido popularmente como a Revolução Verde, foram caracterizados pela introdução de sementes de alta variedade (HYV), uso extensivo de fertilizantes, herbicidas, pesticidas e disseminação da irrigação”, diz o texto. 

Na Índia, por exemplo, a Revolução Verde trouxe a necessária autossuficiência na produção de grãos alimentares. A produção de cereais geralmente tem sido maior que a demanda doméstica desde meados da década de 90, levando a um aumento na exportação de cereais. Nos últimos meio séculos, a produção de arroz cresceu 145% e o trigo, 270%. 

Apesar desses sucessos, a produtividade geral do trabalho agrícola é inferior a um terço da China e cerca de 1% da dos países fronteiriços. A produtividade da terra (medida como rendimento por hectare) no caso do arroz, por exemplo, é de cerca de 50% da China e de um terço da dos EUA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.