Índia: importações óleo de palma caem para a baixa de 8 meses
As importações de óleo de palma do país durante outubro a janeiro eram robustas
As importações de óleo de palma do país durante outubro a janeiro eram robustas, mas a demanda era fraca, o que forçou as refinarias a reduzir a compra em fevereiro, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research.
As importações de óleo de soja em fevereiro diminuíram 7,3% de janeiro para 340.000 toneladas, enquanto as do óleo de girassol caíram 67% para 150.000 toneladas de altas importações recordes em janeiro, disseram os revendedores. A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia. Importa petróleo de soja e girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
O óleo de palma estava lutando para competir no mês passado, pois seu desconto na soja e o óleo de girassol diminuiu para cerca de US $ 200 por tonelada de até US $ 500 no trimestre de dezembro, informou um revendedor de Mumbai com uma casa de comércio global. Mas os recentes movimentos da Índia para interromper as importações sem impostos de óleo de girassol e óleo de soja podem apoiar o óleo de palma nos próximos meses, disse Sandeep Bajoria, executivo -chefe do Sunvin Group, corretora de petróleo e consultoria de vegetais.
Na quarta-feira, a Índia decidiu descartar uma cota de importação isenta de impostos de 2 milhões de toneladas de petróleo de girassol bruto para o próximo ano fiscal a partir de 1º de abril. A medida pode levar a maiores importações de óleo de palma, que anteriormente atraía impostos, mesmo quando as importações de óleo de girassol e óleo de soja eram permitidas sem impostos sob a cota.
Fonte: Reuters com tradução Agrolink*