CI

Incentivo ao cultivo sustentável de mamona

A realização de duas feiras agroecológicas coroou os esforços dos agricultores


“Até o momento, a ação foi responsável por implantar quatro SAFs (Sistemas Agroflorestais)" “Até o momento, a ação foi responsável por implantar quatro SAFs (Sistemas Agroflorestais)" - Foto: Pixabay

O Renova Mamona é um programa de formação e assistência técnica em educomunicação e empreendedorismo agroecológico, implementado há um ano na Comunidade Quilombola de Cordoaria, em Camaçari (BA). Até o momento, já beneficiou 30 pequenos agricultores da região. Essa iniciativa surgiu do Desafio de Inovação Social e Empreendedorismo da Indovynia, uma divisão da Indorama Ventures.

Em 2022, o Desafio de Inovação Social e Empreendedorismo foi aberto a diversas entidades, incluindo empresas, universidades, associações, institutos de pesquisa e startups, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para minimizar adversidades enfrentadas pelas comunidades próximas às fábricas e promover o desenvolvimento local através de projetos sustentáveis, criativos e eficientes. O projeto vencedor foi o Renova Mamona, desenvolvido pela startup TOCA Ambiental, especializada em ações ambientais. Como prêmio, a startup recebeu R$ 100 mil para serem aplicados na execução do projeto-piloto.

“Até o momento, a ação foi responsável por implantar quatro SAFs (Sistemas Agroflorestais), usando a mamona com espécie de adubação verde, totalizando 2 mil metros quadrados, que apresentaram um aumento de 60% na variabilidade de espécies vegetais. Também implementou quatro bancos de sementes, 3 reservatórios de 100 litros de biofertilizantes, além de 10 reservatórios de 10 litros de defensivos naturais. A realização de duas feiras agroecológicas coroou os esforços dos agricultores que acreditaram na iniciativa, em que cada família faturou em média 500 reais com as vendas, além disso, essas famílias participaram ativamente de seis mentorias e de 18 oficinas de capacitação oferecidas pelo programa”, informam Laura Cardoso Marques, engenheira sênior de sustentabilidade na Indorama Ventures e Daniela Yumi Yamamoto, analista de Inovação pleno na Indorama Ventures. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.