Importância da irrigação leva as empresas a inovarem
Empresas apostam em lançamentos e em contratações
A importância da irrigação no aumento da produtividade no campo leva as empresas a inovarem na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, desde lançamentos de produtos até em planos de contratações de funcionários.
A Lindsay, por exemplo, lança, em parceria com a GD Energia, um painel solar, fundamental para propriedades que ainda não contam com energia elétrica. “Esse produto vai baratear os custos para o produtor rural, pois a tendência da agricultura é ser mais sustentável”, destaca o especialista em produtos da Lindsay, Rodrigo Bernardi. Na parceria, a Lindsay entra com o projeto completo de irrigação e a GD Energia com o fornecimento de energia. A maior demanda é na produção de grãos, mas a cultura de cana também está aumentando. O preço depende de cada projeto.
A Valley apresenta vários lançamentos na feira: pivô 8120 (robusto e com conectividade, para controle da lavoura à distância), barra pulverizadora AccuRail (em parceria com a argentina Cordoba Technologies Inc.) e dois da família Insights: Plant e o Irrigation. “Temos um sistema integrado e fechado para melhor atender o cliente”, diz o supervisor técnico da Valley, Tiago Lopes, enfatizando as características do Plant Insights, que tem câmera instalada em cada lance do pivô (com alta resolução) e que analisa e identifica pragas, doenças e plantas daninhas na cultura. Já o Irrigation Insights, com imagens via satélite, é focado na qualidade da irrigação, podendo orientar o produtor nos cuidados com a lavoura.
A Netafim conta com oportunidades de contratação de futuros profissionais. A diretora de Recursos Humanos da empresa, Mariana Cunali, explica que está fazendo entrevistas na feira para as vagas disponíveis (área comercial, projetos, produtos, planejamento, instalação e canais de distribuição, ou seja, profissionais de vendas e pós-venda) para vários estados. Dentro desse projeto, o diretor de marketing, Carlos Sanches, informa que a Netafim está investindo R$ 30 milhões nos próximos dois anos para acelerar e sua presença no segmento de grãos, pelo menos dobrando a equipe de vendas (de 15 para 30, ou até 40 pessoas), pois a empresa está expandindo sua atuação para os estados do Pará, Rio Grande do Sul e Maranhão.
As informações são da Mecânica de Comunicação.