CI

Importação de fertilizantes atingiu 21,8 milhões de toneladas

No acumulado até o sétimo mês a Rússia originou o maior volume de adubos para o Brasil, representando 24% do total importado



Foto: Canva

No acumulado até o mês de julho, o volume de importação de fertilizantes atingiu o total de 21,8 milhões de toneladas,14,7% acima do acumulado do mesmo período de 2021.  As importações provenientes da Rússia em julho continuaram chegando ao Brasil dentro da normalidade registrando 828 mil de toneladas, valor maior que as 751 mil toneladas vindas daquele país no mesmo período de 2021. Já as compras originadas de Belarus foram baixas em Jul/22 se comparadas com o mesmo mês de 2021, somente 26 mil toneladas no último mês enquanto em Jul/21 somou 306 mil toneladas. No acumulado até o sétimo mês a Rússia originou o maior volume de adubos para o Brasil, representando 24% do total importado.

De acordo com o relatório da consultoria Agro do Itaú BBA, com as indústrias adiantando o volume de importações de fertilizantes desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, os adubos têm chegando no Brasil com volume até acima de 2021, o que arrefece as preocupações em relação a disponibilidade de produto. Porém, com a recente queda de preços dos fertilizantes as compras do insumo pelos produtores rurais podem ter se postergado, contribuindo para o aumento desses produtos armazenados nos portos. Neste sentido, será importante acompanhar a logística portuária e marítima, já que sazonalmente neste momento há um aumento no fluxo logístico, principalmente com o escoamento do milho para exportação, o que pode causar atrasos.

Há relatos de que os estoques de fertilizantes nos portos encontram-se elevados, o que pode concentrar o período de entrega e reduzir o volume de importação mensal até o final do ano. Em relação ao balanço de O&D, para que os estoques de passagem no final de 2022 sejam semelhantes aos observados em 2018 e que as entregas ao mercado sejam próximas às de 2021, ainda são necessárias importações de 16,6 milhões de toneladas até o final do ano. Para isso, é importante a continuidade do bom fluxo de importações dos fertilizantes, como foi registrado até o fim do mês de julho.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.