CI

Manifestantes invadem sede do Congresso Nacional

STF e Palácio do Planalto também foram alvo



Foto: Agência Brasil

Era aproximadamente 16:00 horas quando a conta oficial do Senado Federal no Twitter informava que o Congresso Nacional, onde ficam a cúpula do Senado e da Câmara dos Deputados estava sendo invadido por manifestantes. Segundo informações divulgadas pelas autoridades, eleitores que não aceitam a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República conseguiram furar o bloqueio da polícia para protestar dentro dos prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

“Neste domingo, manifestantes invadiram o edifício do Congresso Nacional. O presidente do Senado repudia o ato antidemocrático e informa que, segundo o governo do DF, as forças policiais já estão trabalhando para controlar a situação”, disse a publicação.

O recém empossado Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Fávio Dino, afirmou, também na rede social, que já estava na sede do Ministério da Justiça para trabalhar em conjunto com o governo do Distrito Federal. Ele também criticou o que chamou de “tentativa forçada de impor a vontade”. “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, disse o Ministro.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal afirmou que nenhum ato de protesto foi informado à Pasta. No entanto, “os atos públicos previstos para o final de semana foram identificados previamente e estavam sendo monitorados”.

Pelo lado dos manifestantes, ninguém ainda assumiu a autoria ou organização dos atos e nem se pronunciou oficialmente. No entanto, as redes sociais estão lotadas de vídeos gravados pelos próprios manifestantes durante a invasão. Em um deles, é possível ver vidros quebrados e, em outro, mesas e cadeiras completamente destruídas, além de documentos espalhados. Há um vídeo ainda, em que um manifestante exibe a porta do gabinete do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, como troféu.

Imagens divulgadas recentemente pela Revista Veja mostram focos de incêndio dentro da Câmara dos Deputados. Até agora, ainda não foram divulgados números de detidos por parte da polícia e nem estimativa dos danos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.