IGC divulga análise do mercado de trigo
Os Estados Unidos também enfrentaram impactos do clima
O ano de 2024 foi marcado por um tom fraco nos mercados mundiais de trigo, persistindo apesar de algumas reações de alta devido ao clima frio no Hemisfério Norte nas últimas semanas de janeiro. O Relatório Semanal de Preços da US Wheat Associates (USW) de 19 de janeiro indicou uma tendência de baixa no trigo devido à falta de notícias de apoio que permitiram a continuidade das tendências negativas.
Apesar disso, o USW destacou que as recentes grandes vendas de trigo Soft Red Winter (SRW) forneceram algum suporte, e as temperaturas frias no norte dos Estados Unidos impactaram a logística ferroviária, afetando a demanda pelo trigo Hard Red Spring (HRS) do Noroeste Pacífico (PNW), gerando uma influência de alta.
A influência do clima também foi observada na Europa, com uma onda de frio na França e na Alemanha causando danos limitados ao trigo alagado nos campos. Fortes chuvas atrasaram as semeaduras na região, e a agência de estatísticas alemã previu uma queda de 7% na área plantada de trigo de inverno para a colheita de 2024, atribuindo isso às más condições do campo.
Os Estados Unidos também enfrentaram impactos do clima, com temperaturas frias nas planícies do norte e falta de neve no centro do país, resultando em condições adversas e secas. O Relatório sobre o Mercado de Cereais do Conselho Internacional de Cereais (IGC) de 11 de janeiro destacou um declínio líquido de 1% desde o relatório de meados de novembro, com "mudanças mistas entre as origens subjacentes".
“Em meio às amplas disponibilidades próximas e à fraqueza nas culturas em linha, os valores caíram para um novo mínimo de dois anos e meio no final de novembro, mas recuperaram acentuadamente depois disso, liderados por ganhos nos EUA, onde o sentimento dos exportadores foi estimulado por uma aumento na demanda chinesa por trigo SRW”, disse o IGC.