CI

IBGE identifica solos com potencial natural para agricultura

Foram levados em consideração os recursos naturais, solo e relevo para o levantamento



Foto: Nadia Borges

O Brasil possui mais de 500 tipos de solos existentes ao todo, 29,6% possuem boas condições e 2,3% boa potencialidade para o desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos, conforme o Mapa de Potencialidade Natural das Terras do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Para o analista da pesquisa, Daniel Pontoni, “o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o que demonstra a importância da publicação, que é inédita”, explica. O documento interpreta o potencial natural dos solos para a agricultura, a partir do mapeamento do IBGE.  

Foram levados em consideração os recursos naturais, solo e relevo. Os mais de 500 tipos de solos do Brasil foram classificados conforme características de textura, pedregosidade, rochosidade e erodibilidade. Também foram classificadas como áreas com restrições muito fortes ao uso agrícola, além de áreas de preservação ou conservação em função da captura do ambiente.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.