De acordo com informações do Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, a Hidrovia Tietê-Paraná registrou, no último mês, uma movimentação recorde no transporte de carga, com mais de 290 mil toneladas de produtos agrícolas sendo escoadas pelo sistema, o que foi considerado o maior movimento mensal registrado desde sua inauguração, em 1980. Esse volume, em comparação ao mesmo período do ano passado, teve um incremento de 42%.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Transportes, de janeiro até o momento, produtos como soja, farelo, óleos vegetais e cana-de-açúcar, totalizaram 622 mil toneladas transportadas, o que corresponde a uma movimentação acumulada de 10%, reflexo das obras de melhoria que são constantemente executadas na via, o que proporciona credibilidade a esse modal e permite um volume maior no transporte de carga.
"Essa porcentagem de aumento no transporte hidroviário acompanhou o grande crescimento das safras agrícolas. Para isso é necessário um maior investimento no transporte hidroviário e outros modais, além da preocupação na integração entre eles, ou seja, a intermodalidade, base do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes. A efetivação dessas ações é que poderão tornar o nosso produto mais competitivo, melhorando as condições econômicas não só do Estado de São Paulo como do Brasil", afirmou Dario Rais Lopes, secretário de Estado dos Transportes.
Ainda segundo informações da assessoria de comunicação, os investimentos realizados incentivam o uso e a importância da infra-estrutura que está sendo implantada no Estado de São Paulo, o que provoca um maior interesse da iniciativa privada, que além de aumentar a quantidade de cargas transportadas, investe na ampliação de suas frotas e terminais.
Conforme a Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP), a hidrovia é considerada um dos mais eficientes e econômicos meios de transporte de cargas do Brasil, além de ter sido alvo, nas últimas duas décadas, de investimentos substanciais, próximos de US$ 2 bilhões, o que possibilitou a consolidação do transporte de soja e outros produtos, com mais de cinco milhões de toneladas de carga escoadas anualmente.
Integrada a um sistema multimodal, a hidrovia conta com 2.400 km de extensão. Os principais pontos extremos de referência são Foz do Iguaçu (PR), Conchas e Piracicaba (SP), Três Lagoas (MS) e São Simão (GO). A Hidrovia Tietê-Paraná, que segundo a ADTP exerce influência em uma área de 1,5 milhão de km2, respondeu, nos últimos anos, por 73% do Produto Interno do Brasil (PIB).