Healthtech quer democratizar acesso a sementes de cannabis
Feira irá abordar o tema
A Netseeds, como única expositora de genética de plantas na Medical Cannabis Fair 2024, está focada em expandir o acesso à cannabis para tratamentos medicinais. Esta feira, que é a principal do tema na América Latina, ocorre nos dias 23, 24 e 25 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.
É a primeira vez que a empresa participa da feira, e ela está promovendo o autocultivo legalizado para fins terapêuticos e medicinais. A healthtech está investindo na disseminação e democratização de variedades de cannabis com genética moderna, caracterizadas por altos níveis de canabinoides. Isso é possível através de parcerias com bancos de sementes líderes nos Estados Unidos, Espanha e Holanda.
“Os tratamentos não precisam ser caros e nem se restringir às companhias farmacêuticas e extratos importados. O melhoramento genético simplificou o cultivo legalmente autorizado em casa ou pelas associações de pacientes, criando sementes feminizadas e automáticas, plantas resistentes, robustas, produtividade elevada e com teores mais altos de substâncias para extrações”, explica o founder e CEO da Netseeds Luiz Borsato.
Borsato, um dos palestrantes do painel "Desenvolvimento das Genéticas Brasileiras e Oportunidades de Crescimento", falará no dia 24 de maio às 16h, como parte do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, realizado em paralelo à feira. Ele destaca a importância de cultivares com genética superior e novos cannabinoides, conectando-se com bancos de germoplasma globais. Além dele, Daniela Bitencourt da Embrapa e Paulo Jordão Cerqueira Fortes da Universidade Federal do Piauí também participam. A mediação será feita por Sérgio Barbosa, Engenheiro Agrônomo e cofundador.