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Guerra Rússia x Ucrânia: Afeta o frete global?

“Um aumento no custo do combustível, por si só, aumentaria as taxas gerais de frete"



Foto: Ivan Bueno/APPA

Há grandes incertezas em todas as áreas da logística de alimentos e agronegócios (F&A), especialmente no caso de virem mais sanções aos países que apoiam a Rússia, aponta relatório do Rabobank. “À medida que a logística se tornou cada vez mais geopolítica, são esperados maiores riscos para o comércio global”, conclui relatório do banco especializado em agro.

“Um aumento no custo do combustível, por si só, aumentaria as taxas gerais de frete (provavelmente em termos de sobretaxas). Por outro lado, os sistemas de logística globais podem passar por mudanças radicais se o mapa global de comércio de F&A for completamente redesenhado, como resultado da Covid-19 (far-sourcing) e eventos geopolíticos como a guerra Rússia-Ucrânia. Tais mudanças certamente trarão uma demanda massiva e volatilidade tarifária”, alertam os especialistas.

O relatório, assinado pelos analistas de mercado Viet Nguyen e Xinnan Li, ressalta que todos os portos da Ucrânia foram fechados logo após o início da invasão. Em 7 de março, as principais operadoras, como Ocean Network Express, Hapag-Lloyd, MSC, Maersk e CMA CGM, simplesmente suspenderam novas reservas com destino ou origem na Rússia e na Ucrânia.

“O impacto imediato da guerra na capacidade global de transporte de contêineres é bastante limitado, dados os pequenos volumes e rotas intercontinentais limitadas na região. No entanto, o reencaminhamento de cargas com destino à Rússia e inspeções alfandegárias extras para mercadorias de uso duplo agravarão os congestionamentos portuários na Europa, enquanto impactam indiretamente o resto do mundo”, afirmam. 

De acordo com eles, além do aumento do seguro de frete marítimo, as linhas de transporte de contêineres também tentarão repassar o custo vertiginoso do combustível. “Todos esses fatores reverterão o declínio gradual das taxas de contêineres que vimos nos últimos três meses, embora não em grande escala”, afirma o Rabobank.

“O impacto atual no transporte a granel seco e fracionado é limitado. No entanto, se a exportação de commodities agrícolas, especialmente trigo, não for possível da Rússia e da Ucrânia durante a alta temporada do verão de 2022, as taxas de granéis sólidos e fracionados serão altamente voláteis (aumentando ou diminuindo), dependendo de como os negócios de grãos são realizados. entre a Europa, América do Norte e outras regiões”, conclui a instituição financeira.

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