CI

GRÃOS: as safras pelo mundo e os preços

O programa ocorreu nesta segunda-feira, dia 28 de agosto



Foto: Divulgação

As mudanças constantes nos preços e na produção de grãos ocorrem atualmente ao redor do mundo, por conta disso, entender as perspectivas atuais é fundamental para produtores, investidores e stakeholders do agronegócio. Com isso em mente, o cenário mundial dos grãos e seus respectivos preços será tema de destaque na 19 ª edição do talk show "A Voz do Mercado".

O programa ocorreu nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. O talk show contou com a mediação do consultor Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e da jornalista Suelen Farias, especialista em Novas Mídias, com atuação em agronegócio e economia.

O debate foi realizado ao vivo no canal do Agrolink no Youtube com os convidados: João Pedro Lopes, formado em Ciências Econômicas pela UNICAMP e mestrando em Desenvolvimento Econômico na mesma universidade, Lopes atualmente é analista de Inteligência de Mercado em Grãos na StoneX do Brasil, com experiências anteriores nos mercados de algodão e pecuária.  Zilto Donadello que é de Chapecó (SC) e cresceu em meio à produção agrícola diversificada da família. Em 1999, mudou-se para Mato Grosso, estabelecendo-se na produção de soja e milho. Além de sua contribuição prática no campo, Zilto também atua na diretoria da Aprosoja-MT como coordenador de sustentabilidade e ocupa a vice-presidência da Abramilho.Também esteve presente o mestre em Economia Agrícola pela ESALQ/USP, Enilson Nogueira é consultor do mercado de grãos na Céleres Consultoria. Ele é responsável pelo acompanhamento de rentabilidade e projeções de oferta e demanda para os mercados de soja, milho, algodão e indústrias correlatas.

O analista de Inteligência de Mercado em Grãos na StoneX do Brasil, João Pedro Lopes, comentou sobre a movimentação das taxas de juros. “Boa parte do mercado não aposta em grandes elevações de taxas de juros daqui pra frente. Pode ter alguma, principalmente no próximo mês, mas de modo geral elas não devem crescer tanto de acordo com o cenário atual.” Dentre os temas abordados pelo analista o acordo de grãos do Mar Negro também foi assunto. “Sobre o conflito da Rússia no Mar Negro, esse é um fator que a gente vem acompanhando desde o ano passado, nos primeiros ataques e mês após mês nos acompanhamos, vemos notícias que pode acontecer algum acordo, alguma conciliação entre os dois países e longo na semana seguinte sabemos de um novo ataque. Esse fator das tensões vem trazendo muita volatilidade para o mercado”, afirmou Lopes.

O vice-presidente da Abramilho, Zilto Donadello, criticou o preço pago pelo produtor. "O produtor brasileiro paga caro, uma taxa Selic caríssima, mas isso é um calcanhar de Aquiles que precisa ser revisto por governos, mas é uma questão de mercado mundial”. No final de sua fala, Donadello cita sua visão do país. "O Brasil não precisa dividir, o Brasil precisa aprender a somar. A população urbana e a população rural, no final do dia somos todos iguais. Cada um com a sua profissão e todos importantes para o crescimento do país", finaliza Donadello.

Enilson Nogueira, consultor na Céleres Consultoria apresentou sua análise sobre o mercado de grãos. “Na última semana tivemos uma variabilidade de preços de grãos em Chicago. O mercado climático está se entendendo um pouco a frente. Normalmente ele acontece entre junho/julho e até o começo de agosto. Já estamos no final de agosto e segue esse mercado climático. Será uma safra (de grãos) um pouco menor que o mercado esperava”, declarou Nogueira.

No final da 19ª edição da "A Voz do Mercado",  Ivan Wedekin deu sua síntese. "No curto prazo dos mercados de grãos, nós temos uma safra um pouco menor nos Estados Unidos. Nessa colheita americana, o mercado de clima se esticou um pouco mais. Tem uma oferta menor, mas como tem estoque, isso não está dando grande segurança para os preços", finalizou o mediador.

 

O talk show é realizado ao vivo no canal do Agrolink no YouTube.

Perdeu o programa? Assista na íntegra: clique aqui.

A Voz do Mercado tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO) e da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.